Defiance, Ohio – Share What Ya Got

Uma das piores sensações, como fã de música, é saber que uma de suas bandas favoritas nunca vai tocar no seu país. Não falo de bandas defuntas ou daqueles clássico “banda X muito famosa nunca mais volta”. Essas no fundo, ou são justificáveis ou só um pessimismo exacerbado. Agora, saber que as chances daquela banda que você adora vir para sua cidade ou mesmo país são minúsculas é realmente ruim. Defiance, Ohio infelizmente vive me proporcionando essa sensação.

Formada em 2002 na cidade de Bloomingtoon, Indiana – desculpe, mas não, ela não é de Ohio – a banda é parte do selo Plan-It-X, uma gravadora com uma forte mentalidade de DIY (do it yourself, para os que não conhecem a abreviação) e de anti-capitalismo. Ainda que no fundo a gravadora não importe tanto, esses ideais estão bem claros em todo o trabalho do Defiance, Ohio. Todas as letras compostas pelo grupo, acompanhadas de maneira bem crua por violinos, baixo, bateria, guitarra, violoncelo e banjo, tendem a recorrer a essas ideias de  anti establishment.

Portanto, não é de se impressionar que o disco Share What Ya’Got não fuja do padrão. A questão é que ele não precisa. As letras desiludidas que falam de não poder mais sonhar, de esquecer o erro que é a vida moderna e de perder a paixão por trás de um mundo de concreto -todas palavras deles- encaixam perfeitamente com a atmosfera amadora – só nas aparências – de punk country auxiliado de violino.

A produção, por mais amadora que pareça – novamente, não é – encaixa perfeitamente essas contradições aparentes. Se, naturalmente, a mistura de punk, o gênero anti tradição, com violoncelos, instrumento associado a música erudita ou tradicional, parece estranha, em SWYG ela é completamente natural. Não só pela produção, mas também, como já havia dito, pela crueza da banda.  As letras, disparadas as partes mais agressivas do som deles, permitem que todo o disco tenha uma aura de verdade. Não absoluta, mas verdade idealizada, honesta.

Contudo, esse assunto limitado incomoda um pouco. Não pelo extremismo, que é direito de qualquer um, mas pela repetição exaustiva. Nada que faça detrimento do disco, mas chega sim a incomodar um pouco.

Reforçando a questão da instrumentação, posso destacar duas coisas: Como, apesar da atmosfera, os instrumentistas não são nem um pouquinho amadores e de como a banda consegue transitar tranquilamente de melodias alegres, suaves até outras bem mais agressivas e tensas em poucos segundos sem perder a compostura. Talvez, diria eu, seja por conta do violino e do violoncelo que sempre se mantém no mesmo timbre mais rápido, alegre que estabelece uma base a variação sonora dos outros instrumentos.

Ainda assim, se comparada a essas novas bandas de folk-punk que encheram a internet na última década – Andrew Jackson Jihad, This Bike Is A Pipe Bomb, O Pioneers!, Ghost Mice e outros – Defiance, Ohio continua sendo a minha favorita. Isso vinde um fã do gênero. Talvez seja pela variedade maior dos instrumentos, talvez seja pelo vocal que me agrada ou talvez seja pela culpa de não ser tão engajado quanto os membros da banda. Certeza só tenho de que Share What Ya Got é um dos meus discos favoritos.

PS: O baterista da banda é o vocalista do Nana Grizol, outra das minhas bandas favoritas.
PS2: O vinil vem com um encarte que parece uma fanzine, bem na pegada da banda.
PS3: é melhor que o Xbox360, haters.

De resto, nossos informes tradicionais: Curtam nossa página no facebook para receber músicas novas diariamente, assim como nosso grupo para discussão! Segue também o link para streaming no grooveshark.

Anúncios
Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: