Lo-Fi – Nano (1998)


     Se você acredita que na atmosfera musical Islandesa só há Björk e, na última década, Sigur Rós. Você está enganado. Há um DJ chamado Thorhallus. Integrante único do Lo-Fi e dono do selo Thule.

Com alguns convidados e um ótimo vocal feminino (infelizmente não encontrei o nome da vocalista na internet), o Lo-Fi lançou somente um disco. Contudo é um disco altamente recomendado e, infelizmente, difícil de se encontrar.

Em seus quarenta e sete minutos (mais ou menos) de duração, “Nano” nos conquista com uma ótima fusão da música eletrônica com outros estilos. Um trip-hop bem ao estilo Portishead de ser. Definido muito bem por Fábio Massari como “Portishead submarino”(MASSARI, Fabio. Rumo à Estação Islândia.  São Paulo: Conrad, 2001, p. 209).

Por um lado o álbum tem seu ponto fraco na falta de linearidade; há tanta riqueza de influências e faixas diferentes que acaba pecando quando se fala em um disco linear. Por outro lado, a criatividade e uma ótima utilização de sons que lembram a música indiana e áraba na faixa “1000 year from now”, dão uma riqueza única ao disco.

Além da faixa acima citada, outro grande destaque é a música “Velvet”. Música composta por uma guitarra blues-rock com piatadas de jazz. Ótimo solo. Vibrante!

Em “Death of a nano”, Thor nos mostra um som recheado de sintetizadores, bem arraigado nos primórdios da música eletrônica. Voltamos à década de 1970 e suas experiências com sintetizadores e sons ambient.

O álbum (e a curta vida do Lo-Fi) encerra com a faixa “Remains”. Ótimo trip-hop com ambient.

Após o lançamento de “Nano”, a banda muda de nome. Se chamaria Nano. Mais uma vez minhas pesquisas não geraram frutos. Não pude, portanto, ouvir, nem conhecer a banda Nano.

Obs: Se algum leitor quiser acrescentar informações, sinta-se em casa.

Curta a página do Garagem Suburbana no Facebook!

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: