Greenland is Melting – Our Hearts are Gold, Our Grass is Blue

Uma nova força no tradicional estilo Bluegrass, oriundo do sul dos EUA. Essa é a proposta do trio Greenland is Melting, de Gainesville, Florida. O trio conta com um banjo, um baixo e um violão no seu instrumental, pois é, nada de bateria. Essa combinação de instrumentos e principalmente dos vocais dá um ar totalmente novo para um ritmo mais antigo, que é o bluegrass. Porém reduzir toda a sonoridade da banda à apenas um estilo musical seria um tanto injusto, pois nota-se facilmente influências do folk e do punk nas suas músicas. Resumindo, Greenland is Melting soa como um bluegrass cheio de energia. O trio tem influências da cultura do it yourself, o que reflete principalmente na forma que se dão suas gravações e a distribuição dos álbuns.

Seu álbum de 2009, Our Hearts are Gold, our Grass is Blue é um disco extremamente contagiante. Tratando de temas variados, falando principalmente de viagens, ar livre e perdas amorosas, o álbum tem uma profunda relação com o sul dos EUA. Essa temática de falar sobre o lugar está relacionada principalmente ao fato dos membros da banda terem viajado muito pela região. Essas experiências de viagens começam a ser apresentadas ao ouvinte logo na primeira música From City to Town, que reflete muito essa característica viajante, percebida principalmente nesses versos: We drive from city to town still trying to figure out just what we have found.E em outras músicas como Hotel Floors: Hillsborough, Tanglewood, hotel floors, we don’t need nothing more. We can spare some time for a little drive in North Carolina an old mountain climb. Uma música que puxa muito o bluegrass tradicional é Wayfaring Stranger, que trabalha também com esse tema de viagens: I am a poor wayfaring stranger, traveling through this world of woe.

A paisagem está muito associada a temática do Bluegrass, pois esse gênero é uma afirmação da cultura sulista estadunidense. Ligado a paisagem temos o tema de amizades e da importância dela para as pessoas. Amizade essa que geralmente surge durante as viagens e andanças do trio. Aparecendo portanto nas mesmas músicas que eu citei acima, versos como: We met some friends recently, that have such generosity/They give us food, a place to stay, keep us close when we’re away; And I know that I’ll always be alright, as long as I got them singing boys by my side.

A capa do álbum mostra bem o tema de perda amorosa existente em certas músicas, essa imagem da capa é um retrato da música No One Wants to Die, onde ouvimos: I wish I wish my love were free and sat below the magnolia tree, but me poor girl is dead and gone and the green grass grows o’er the graves below. A capa mostra portanto o narrador com seu banjo, instrumento que dá a sonoridade marcante do bluegrass, lamentando a falta de sua amada.

Ainda que trate de assuntos um tanto tristes, a banda é fundamentalmente alegre. Combina perfeitamente com aquele sentimento de: “a vida muitas vezes é triste, porém o importante é ser feliz”. Outra coisa importante é a vontade da banda de que seu som se mantenha igual, sem alterações, fazendo uma música honesta do jeito que eles visualizam, pois em The Kitchen Song ouvimos eles cantarem com emoção: No, no, no we don’t have the songs for the radio, but we have the songs for the backyard that our friends know.

Essa honestidade e energia que Greenland is Melting transmite é o que me cativou, e desde que eu ouvi pela primeira vez, não consegui mais parar. A banda distribui de graça os seus álbuns no seu site, você pode baixar o Our Hearts are Gold, Our Grass is Blue aqui. Fica então uma das minhas favoritas do álbum para vocês ouvirem: No More Sorry Songs.

 

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: